terça-feira, maio 01, 2007

Eu quero ir pro novo planeta habitável!

Alguém aí assistiu ao Jô no último dia de abril? Leram a crônica do Jabor no primeiro dia de maio???

Capítulo I: Jô

Pois é... O meu rímel tava borrado, coloquei meu pijama de ursinhos...um frio em Petrópolis!!!!!!! Liguei a TV.

O Jô anunciava a entrevista com o bispo, senador e chutador de santo Marcelo Crivella. Há muito não via nada tão interessante na TV. O Jô por motivos que desconfio, mas prefiro dizer que desconheço, usou de ironia o tempo todo da entrevista. Nada de jornalístico nisso, porém não menos informativo ou de utilidade pública. O tom irônico foi tão óbvio que era impossível não perceber o entrevistado ser encostado na parede!

O assunto: uma emenda que a vossa excelência ou eminência, como queiram, está propondo ao senado para a Lei Rouanet.
Resumidamente, a Lei Rouanet foi criada por um ex-ministro da cultura e dá apoio a instituições culturais do Brasil. E que coisa difícil é conseguir patrocínio pra cultura nesse país! A minha experiência com isso não é totalmente fracassada, já conseguimos algumas vezes, mas digo que a maioria das turnês que tentamos fica pro festival do ano seguinte. Estamos cheios de teatros caindo aos pedaços, de montagens sem verba, de músicos virtuosos sem apoio pra seguirem adiante! E ainda muito patrimônio arquitetônico em ruínas!

A emenda que o senhor senador, bispo e sobrinho do bispo Macedo quer fazer é que se incluam como beneficiários da lei os templos religiosos. Minha santa periquita, nossa senhora da paciência, santo rouanet da cultura, não dá!

O Jô pediu que ele explicasse por que e para que tal emenda. O político e santo - ou pelo menos melhor do que eu, mais solidário, mais puro e mais bem intencionado - se explicou dizendo que a partir de aprovada essa emenda ajudaria igrejas do século XVII, XVIII e XIX e o Jô mais do que depressa veio com a seguinte pérola: senador, o senhor não está achando que eu vou acreditar que criou a emenda para beneficiar templos católicos antigos? E ele afirmou dizendo que não só os católicos como os batistas e tal...

O cara é Igreja e Estado juntos!!!!!! Mas peralá isso já não foi extinto há tanto tempo????

Salvem o povo brasileiro da política e da religião! Imaginem as duas juntas?

Capítulo 2: Jabor

Parodiando o Duzék: nessa manhã eu acordei tarde de bode... Sentei à mesa pro "café" , cara amassada e de mal com o Brasil pelo pesadelo de ontem à noite. Eis que abro o jornal pego o Segundo Caderno, hoje é dia de lançamento de disco, quem sabe eu melhoro! Minha irmã entra pela porta e diz : Monica lê a crônica do Jabor o cara tá descascando! Pronto: Vi que tem cd novo do Kaiser Chiefs e cai pra última página, vamos ler o Jabor!

Segue um pequeno trecho do absurdo, ipsis litteris, que depois eu explico melhor:

"O amigo ouvinte já deu a volta ao mundo? Não sei se sabe que são 44 mil quilômetros (....) Nos primeiros dois meses da atual legislatura, os deputados, em dois meses apenas, pediram o reembolso de 11 milhões e duzentos mil reais, pagos com a verba da Cãmara. (.....) concluíram que, entre fevereiro e março, com dinheiro público, os deputados teriam gasto um milhão de litros de gasolina. Ou seja, essa quantidade de gasolina daria para a volta ao mundo 255 vezes. (....) A distância da Terra à Lua é de 384 mil quilômetros, ou seja, (.....) daria para fazer a viagem de ida e volta à Lua 15 vezes. "

E ai o papo segue porque tem um juiz querendo processar o Jabor porque ele disse "os deputados são todos canalhas", generalizando, e não nomeou quem foram. Interessa? Cada hora é um ! E aí o Jabor finaliza pedindo uma condenação a serviços comunitários e blá, blá, blá... Os caras que roubaram essa grana nossa não podem ir presos??? Alguém pode pedir as notas fiscais a eles e prendê-los, por favor? E essa fraude intergaláctica rolando enquanto o leão comia as últimas moedas dos contribuintes, no prazo que se encerrou ontem!


Que venha maio, depois junho, julho e em setembro se Vênus me ajudar virá alguém... como dizia o João Bosco!!!!

Um comentário:

lirujonas disse...

eu quero ir para o novo planeta