sábado, dezembro 29, 2007

Os incompreendidos





Título Original: Les Quatre Cents Coups
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1959
Direção: François Truffaut

Nesse confessionário público eu relato as sensações ímpares e pares que tive ao assistir "Os Incompreendidos", do meu cada vez mais amado Truffaut.
A figura intensa do menino, o patético pai e a mãe negligente e oportunista me tomaram pela mão. Novamente pude ter uma viagem daquelas que digo sem volta. E toda vez o mesmo sentimento: eu já vi esse "filme" antes.

Vi esse filme na vida do meu irmão, nos colégios pra meninos do meu pai, dos meus tios, os professores tiranos que não encarei, mas dos quais ouvi muitas histórias. Pude me ver nas crianças e suas múltiplas sensações diante do Lobo Mau e da Chapéuzinho. Pude me ver em todas as crianças que já vi e em todas que não tive.

O mar foi o limite e o olhar do menino, o olhar sério, intenso, foi como aquele último olhar que ao amanhecer me fitou, me jogou um beijo, murmurou eu te amo e partiu bruscamente como um inesperado FIN do cinema francês!

Um comentário:

Anônimo disse...

O que mais chamou minha atenção também foi o olhar do garoto...Tão intenso para um moleque nos seus 10/12anos.