sábado, abril 26, 2008
Petrópolis é uma cidade linda!
Hoje fiz um daqueles passeios de carro "a la Helena", passeios que a minha mãe gosta. Sentar no carro e gastar combustível, olhando tudo e comentando tudo. Fomos eu, Klaus e ela ver o que ainda está no lugar, o que mudou e aquilo que está se tranformando. A região limite hoje foi a dos primeiros 20 quarteirões. Muitos carros, muita gente, muita coisa que não existe mais. Minha mãe ensaia um lamento por um prédio como se falasse de uma pessoa, depois desiste - na verdade com esse lamento ela fala de muitas pessoas e da própria vida. Rodamos no sol, admirando a quantidade de árvores que ainda temos ao redor.
Santiago e Joãozinho
Acho que a intenção do Joãozinho era resgatar a própria memória, o auge da felicidade dele ao lado da família, do glamour que foi viver naquela casa. Talvez resgatar a memória da mãe através dos relatos de um mordomo de personalidade singular, um excêntrico chamado Santiago.
As cenas são filmadas dentro de um micro apartamento onde Santiago viveu os últimos dias, no Leblon. A maioria delas feitas na cozinha entre panelas penduradas e azulejos antigos. O formato em preto e branco tem áudio livre com voz de ator e diretor - material bruto. Entre "vai" e "corta", muitas revelações. Santiago conta os notáveis que frequentavam as festas da casa dos Moreira Salles, lembranças da infância na Itália e com outros patrões, os arranjos de flores que fazia. O mais surpeendente é que o mordomo fazia transcrições de dinastias das mais variadas origens, como um monge copista. Nos seus escritos ele fazia observações de carater pessoal, odiando ou amando algum personagem obscuro dessas famílias nobres.
Joãzinho deu com os "burros n´água" diante da sua primeira intenção. Levou 13 anos para ruminar e deglutir o material bruto que tinha filmado. O resultado não foi menos emocionante. Santiago na qualidade de serviçal se revela um ator, um louco-pacífico, um ser humano solitário e conformado com a vida. A vida é assim!
You are The Empress
You are The Empress
Beauty, happiness, pleasure, success, luxury, dissipation.
The Empress is associated with Venus, the feminine planet, so it represents,
beauty, charm, pleasure, luxury, and delight. You may be good at home
decorating, art or anything to do with making things beautiful.
The Empress is a creator, be it creation of life, of romance, of art or business. While the Magician is the primal spark, the idea made real, and the High Priestess is the one who gives the idea a form, the Empress is the womb where it gestates and grows till it is ready to be born. This is why her symbol is Venus, goddess of beautiful things as well as love. Even so, the Empress is more Demeter, goddess of abundance, then sensual Venus. She is the giver of Earthly gifts, yet at the same time, she can, in anger withhold, as Demeter did when her daughter, Persephone, was kidnapped. In fury and grief, she kept the Earth barren till her child was returned to her.
What Tarot Card are You?
Take the Test to Find Out.
Beauty, happiness, pleasure, success, luxury, dissipation....essa sou eu !!!!